Excelente atendimento.
Sou cliente da Dra Joana Rodrigues
em consulta regular de Podologia há vários anos e recomendo vivamente.
Esta distingue-se em profissionalismo e competência.
Pé Plano
O pé plano, vulgarmente chamado de ‘’pé chato’’, determina-se como uma diminuição do arco longitudinal interno (arco plantar).
Os bebes por norma apresentam o arco plantar nulo, assim que dão início à sua marcha, existe um aumento do tónus muscular, observando-se assim uma restruturação da sua morfologia. Contudo pode persistir até à idade adulta. Nas crianças pode ocasionar dores a nível dos joelhos (joelho valgo) e durante a marcha.
Os pais devem estar atentos a estas deformidades, pois existe tratamento corretivo até aos 11/12 anos de idade.
Nos adultos o pé plano pode causar dores, tanto no pé como pode haver repercussões para os membros inferiores, devido ao desequilíbrio mecânico da marcha, podendo ainda interferir nas atividades funcionais e limitando a pratica desportiva.
Pode haver uma predisposição genética para esta alteração, assim como uma má formação óssea, hiperlaxidez ligamentar ou lesões traumáticas poderão estar na origem do pé plano.
Normalmente, o pé plano, é considerado o tipo de pé com maior flexibilidade, por isso este tem a capacidade ceder, logo cederá em pronação. Por esta compensação exagerada muitas das vezes o 1ºdedo é sobrecarregado quando chega ao solo, apresentando assim calosidades na zona plantar interna e o 1º dedo apresenta a articulação mais desenvolvida.
Para além destas alterações, a Fasceíte plantar, fadiga dos pés e pernas e dores nos joelhos ou coluna também podem estar associados ao pé plano.
Na consulta de Podologia é realizada uma avaliação biomecânica do pé e da sua postura.
O tratamento será ortopodológico com a aplicação de ortóteses plantares / palmilhas personalizadas.
This Post Has 0 Comments