skip to Main Content
218 244 801 . 930 506 689 geral@coreclinic.pt Av. República 43 - Lisboa
Pé Plano

Pé Plano

O pé plano, vulgarmente chamado de ‘’pé chato’’, determina-se como uma diminuição do arco longitudinal interno (arco plantar).

Os bebes por norma apresentam o arco plantar nulo, assim que dão início à sua marcha, existe um aumento do tónus muscular, observando-se assim uma restruturação da sua morfologia. Contudo pode persistir até à idade adulta. Nas crianças pode ocasionar dores a nível dos joelhos (joelho valgo) e durante a marcha.

Os pais devem estar atentos a estas deformidades, pois existe tratamento corretivo até aos 11/12 anos de idade.

Nos adultos o pé plano pode causar dores, tanto no pé como pode haver repercussões para os membros inferiores, devido ao desequilíbrio mecânico da marcha, podendo ainda interferir nas atividades funcionais e limitando a pratica desportiva.

Pode haver uma predisposição genética para esta alteração, assim como uma má formação óssea, hiperlaxidez ligamentar ou lesões traumáticas poderão estar na origem do pé plano.

Normalmente, o pé plano, é considerado o tipo de pé com maior flexibilidade, por isso este tem a capacidade ceder, logo cederá em pronação. Por esta compensação exagerada muitas das vezes o 1ºdedo é sobrecarregado quando chega ao solo, apresentando assim calosidades na zona plantar interna e o 1º dedo apresenta a articulação mais desenvolvida.

Para além destas alterações, a Fasceíte plantar, fadiga dos pés e pernas e dores nos joelhos ou coluna também podem estar associados ao pé plano.

Na consulta de Podologia é realizada uma avaliação biomecânica do pé e da sua postura.

O tratamento será ortopodológico com a aplicação de ortóteses plantares / palmilhas personalizadas.

Comentários

Se tiver alguma questão, poderá enviar-nos através do Formulário de Contacto, ou se preferir, publique um comentário abaixo. Não divulgamos as respostas nos comentários. Responderemos às suas questões, via e-mail, o mais brevemente que nos for possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Call Now Button Back To Top