218 244 801 . 930 506 689 geral@coreclinic.pt Av. República 43 - Lisboa
Doença De Sever

Doença de Sever

A doença de Sever, também conhecida como apófisite do calcâneo, trata-se de uma inflamação na apófise do calcâneo, na zona de crescimento e ossificação do osso do calcanhar, que afeta crianças e adolescentes fisicamente activos. Ocorre com maior frequência em indivíduos do género masculino, entre os 8 e os 14 anos.

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito com base no histórico e manifestações clínicas apresentadas pela criança. Embora exames radiográficos possam nao evidenciar lesões na cartilagem, são úteis uma vez que podem excluir uma fratura óssea como a causa da dor.
Embora a doença de Sever possa ocorrer em qualquer criança, certas condições podem aumentar a sua probabilidade, tais como a pronação do pé ou o pé plano que provocam tensão no calcanhar e no Tendão de Aquiles e o excesso de peso.

Sintomas

Dor ou sensibilidade à palpação num ou nos dois calcanhares, geralmente na parte de trás. A dor, também pode estender-se, para os lados e parte inferior do calcanhar, terminando perto do arco do pé. Tem início gradual, insidioso, que piora com o exercício e alivia com o repouso. Pode provocar ligeiro inchaço e vermelhidão no calcanhar. A nivel fisico poderá surgir dificuldade no caminhar, em permanecer em pé e nas atividades fisicas.

Tratamento

O tratamento passa por reduzir a atividade fisica e utilizar calçado adequado ao pé.
O uso de palmilhas personalizadas é importante para o sucesso do tratamento não só porque reduzindo a tensão no calcanhar diminui a inflamação mas também corrige alterações biomecânicas que possam estar associadas e que sejam desencadeantes desta patologia, como o excesso de pronação do pé ou o pé plano, como referido anteriormente.