218 244 801 . 930 506 689 geral@coreclinic.pt Av. República 43 - Lisboa
Unhas Encravadas

Problemas nas unhas – unhas encravadas

As unhas podem ser um barómetro da nossa saúde. Aqui podem surgir os sinais iniciais da presença de doenças sistémicas.

Por exemplo, o aumento da espessura das unhas/leito ungueal podem ser manifestações de psoríase. Alguns problemas ungueais podem ser tratados com medicamentos tópicos ou orais enquanto outros exigem remoção parcial ou total da unha.

Qualquer descoloração ou infeção na unha deve ser avaliada por um Podologista.

Um dos problemas mais comum na unha é o canto pressionar dolorosamente o tecido mole do dedo do pé, levando a irritação, vermelhidão e inchaço. Normalmente, as unhas crescem em linha reta para fora. Por vezes, um ou ambos os lados curvam e crescem na carne. O dedo grande é geralmente a vítima desta condição, mas os outros dedos também podem ser afetados. Por vezes torna-se necessário desencravar a unha.

A inflamação dos bordos laterais das unhas podem ser causadas por:

  • Unhas mal cortadas: Geralmente devem ser cortadas em linha reta e não devem ficar muito rentes.
  • Hereditariedade.
  • Pressão do calçado.
  • Deformação dos dedos dos pés como dedos sobrepostos ou dedos em garra.
  • Trauma repetido dos pés nas atividades normais do dia-a-dia

Se suspeitar de uma infeção devido a uma unha encravada, contate um Podologista, sobretudo pessoas com diabetes e doença vascular periférica ou distúrbios circulatórios.

O Podologista irá retirar a porção encravada da unha e sugerir um procedimento para impedir permanentemente o problema.

marcar agora consulta

Se tiver alguma questão, poderá enviar-nos através do Formulário de Contacto, ou se preferir, publique um comentário abaixo. Não divulgamos as respostas nos comentários. Responderemos às suas questões, via e-mail, o mais brevemente que nos for possível.

This Post Has 4 Comments
  1. Boa noite, gostaria que me esclarecessem sobre o tratamento e seus custos e duração do mesmo. O meu problema é fungo em algumas unhas e unha encravada. Fico grata pela vossa resposta. Até breve

  2. Olá. Estou a considerar marcar uma consulta de podologia porquê devido a um traumatismo que tive há 2 anos na unha, a unha caiu e a que nasceu começou a encravar de tal forma (não só dos lados mas também toda a frente) que teve de ser arrancada por cirurgião. Desde o nascimento da nova unha que ela sempre esteve encravada, mas de forma muito menor (apenas nas laterais, estando a frente toda normal, de fora da carne). Mas é uma chatice ter as laterais constantemente encravadas desde o início ao fim da unha, causa dor e não é uma coisa com a qual queira viver para sempre. Já consultei podologistas que me deram a hipótese de eu própria tratar da unha através de limpeza (com palito ou algo fininho) e disseram para ir fazendo isso e metendo algodão nos cantos para a unha levantar. A questão é que a unha está encravada não só nas pontas mas sim desde o início até a frente da unha – as laterais apenas mas totalmente. Falaram-me que havia também um aparelho que se punha em X e que faria levantar os cantos e falaram também num tratamento a laser mas que seria caro. Eu trabalho num seguro de saúde e sei que há tratamentos a laser para as micoses das unhas e que são feitos em várias sessões que rondam os 40/50€ por sessão – nada parecido com o valor que me deram para o das unhas encravadas (400€). Eu queria saber se talvez nesta clínica e hoje em dia já terão algo que se possa aplicar a minha situação é que seja acessível ou se terão pelo menos métodos de pagamento que sejam apelativos e permitam o apoio neste tipo de situações. Obrigada pela ajuda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.