218 244 801 . 930 506 689 geral@coreclinic.pt Av. República 43 - Lisboa

Podologia Desportiva – Runners

Atenção aos pés do corredor

Se está a correr por diversão, fitness ou mesmo para uma maratona, vai colocar os seus pés sob grande stress e impacto. Em média coloca seis vezes o peso do seu corpo através de cada pé durante a execução, o que pode originar eventuais problemas.

Cada corredor tem um tipo de apoio plantar. O tipo pronador, o neutro e o supinador. A pronação é um movimento fisiológico do pé que tem como principal papel dissipar as cargas que o pé sofre, mas também faz a adaptação do pé às irregularidades do solo. Quando este movimento é feito em excesso ou defeito, pode originar lesões.

horario novo
tratamento pe

As lesões mais comuns na corrida:

  • Fasceite plantar, principalmente o tipo de pisada pronadora provoca muita tensão na fáscia plantar e pode levar à sua inflamação
  • Tendinite aquiliana
  • Pé de atleta, o ambiente quente, húmido e escuro no interior do calçado propicia o aparecimento de fungos
  • Unha encravada, movimentos exagerados de lateralizarão dos pés podem provocar conflito entre a unha e os bordos cutâneos dos dedos, sendo o 1º dedo o mais afectado por ser o responsável pelo despegue do pé do solo na maioria dos casos.

Pedigrafia Digital Computorizada

Na Core Clinic avaliamos e estudamos a sua passada através de pedigrafia computorizada, que consiste num estudo do apoio plantar, estático e dinâmico, através de uma plataforma de pressões – distribuição de pressão, de apoio e de peso, análise da passada, localização do centro de gravidade e superfície de cada pé.

Para além deste exame complementar de diagnóstico é muito importante ouvir as queixas de dor e cansaço nos membros inferiores, assim como o histórico de lesões e avaliar as zonas de maior desgaste e deformação das suas sapatilhas. Existem sapatilhas específicas para os diferentes tipos de passada, mas não deixam de ser medidas standard.

No caso de possuir queixas e lesões associadas deve fazer este tipo de avaliação para estabelecer um diagnóstico e umas palmilhas personalizadas que o ajudará a recuperar as lesões, evitar recidivas e melhorar a sua performance.

estudo a passada

Todas as lesões acima referidas precisam de tratamento.
Se acha que tem um destes problemas, deve consultar um Podologista !