218 244 801 . 930 506 689 geral@coreclinic.pt Av. República 43 - Lisboa
Pé De Atleta

Pé de Atleta: O que é?

O pé de atleta é uma doença de pele causada por um fungo, que ocorre geralmente entre os dedos. O fungo ataca mais frequentemente os pés, pois o calçado cria um ambiente quente, escuro, húmido e que incentiva o crescimento de fungos. O calor e a humidade das piscinas, chuveiros e balneários também são um terreno fértil para fungos. A infeção é comum entre os atletas que utilizam essas instalações com frequência, por isso o termo “pé de atleta” tornou-se popular. Nem todas os fungos são pé de atleta. Outras complicações, tais como perturbações do mecanismo de suor, reação a corantes ou cola no calçado, eczema e psoríase, podem simular o pé de atleta.

Quais os sintomas do pé de atleta?

Os sinais de pé de atleta, isolados ou combinados são: pele seca, comichão nos dedos dos pés, descamação, inflamação e bolhas. As bolhas originam frequentemente fissuras na pele. Quando se rompem, pequenas áreas do tecido são expostas, causando dor e inchaço. O prurido e o ardor podem aumentar à medida que a infeção se espalha. O pé de atleta pode-se espalhar para as plantas dos pés e para as unhas, bem como outras partes do corpo, nomeadamente a virilha e axila.

O organismo que causa o pé de atleta pode persistir por longos períodos de tempo. Em consequência, a infeção pode disseminar-se por lençóis ou roupas contaminadas para outras partes do corpo.

Qual a prevenção?

Não é fácil evitar o pé de atleta, pois geralmente é contraída em balneários, chuveiros e piscina onde os pés descalços entram em contato com o fungo.

No entanto, pode-se prevenir a infeção, praticando uma boa higiene plantar:

  • Lavagem diária dos pés com água e sabão
  • Secar cuidadosamente, especialmente entre os dedos
  • Mudar o calçado regularmente para diminuir a humidade

Dicas:

  1. Evite andar descalço
  2. Usar chinelos limpos
  3. Usar calçado leve e arejado
  4. Usar meias que mantêm os pés secos e troca-las com frequência

 

Saiba mais na especialidade de Podologia

Consulte o seu Podologista! Ligue já…

marcar agora consulta

Se tiver alguma questão, poderá enviar-nos através do Formulário de Contacto, ou se preferir, publique um comentário abaixo. Não divulgamos as respostas nos comentários. Responderemos às suas questões, via e-mail, o mais brevemente que nos for possível.

This Post Has 2 Comments
  1. Ja tenho o pe de atela há algum tempo ja fiz éne de coisa para ver se se ia embora de fez mas nem por isso tenho tudo o tipo de cuidados na minha higiene e cada vez mais tenho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.