218 244 801 . 930 506 689 geral@coreclinic.pt Av. República 43 - Lisboa
Joanetes

Joanetes

O joanete é uma deformação da articulação do dedo do pé, mais frequentemente o 1º dedo (dedo grande) – a articulação metatarsofalângica.

Esta deformação obriga o dedo a desviar-se em direção aos outros, provocando uma saliência, muitas vezes dolorosa. Como os pés são a nossa base de sustentação e carregam o peso do corpo, o Joanete pode causar uma dor intensa se não tratado. A própria articulação pode tornar-se rígida e dolorosa, dificultando o uso de calçado.

A palavra Joanete vem do latim “Bunio”, que significa um alargamento, que pode também ocorrer na parte externa do pé ao longo do dedo mais pequeno.

Os primeiros sintomas são inchaço, vermelhidão e dor na parte lateral da articulação.

joaneteDevido ao desvio do dedo grande, muitas vezes o 2º dedo fica sobreposto, causando também alterações da pele, como calos ou outras irritações, tanto a nível do dorso do dedo como na planta do pé. O movimento do dedo fica condicionado e doloroso.

Os Joanetes formam-se quando surge um desequilíbrio das forças que se exercem sobre as articulações e tendões do pé. Isto pode conduzir a uma instabilidade na articulação e provocar a deformação. Esta surge após anos de movimento anormal e pressão sobre a articulação. Portanto, a principal causa dos joanetes é o apoio ou o movimento incorreto dos pés.

O fator hereditário acaba por ser uma causa indireta, uma vez que, o que se transmite geneticamente é o tipo de pé e não o Joanete. Os pais que sofrem de alterações biomecânicas nos pés podem passar o seu tipo de pé para os filhos, que por sua vez são propensos a desenvolver Joanetes.

Outras causas de joanetes são lesões nos pés, doenças neuromusculares, ou deformidades congénitas.

Pessoas que sofrem de pés planos também são propensas a desenvolver estes problemas, assim como os pacientes com artrite e com doença articular inflamatória.

As profissões/ atividades que colocam uma tensão indevida sobre os pés também são um fator, como por exemplo os bailarinos.

O uso de sapatos demasiado apertados e saltos demasiado altos também são um fator comum, que explica a alta prevalência da doença entre as mulheres.

Sofre de Joanetes?

Deve seguir estes cuidados:

  • Aplicar uma fina proteção na zona da proeminência óssea em caso de inflamação.
  • Usar sapatos com base larga.
  • Evitar sapatos de salto superior a 5 cm de altura.
  • Consultar o seu Médico ou o seu Podologista numa fase inicial para prevenir a deformação.

Para mais informações sobre Joanetes, ligue já 218 244 801 ou 930 506 689 para a marcação de uma consulta com a sua Podologista da Core Clinic

marcar agora consulta

Se tiver alguma questão, poderá enviar-nos através do formulário de contacto, ou se preferir, publique um comentário abaixo. Responderemos às suas questões o mais brevemente que nos for possível, via e-mail.

This Post Has 4 Comments
  1. Tenho joanetes nos dois pés, sendo um mais grave do que o outro. Consultei o meu ortopedista que me disse que a solução era a cirurgia. Também me aconselhou a fazer aos dois pés ao mesmo tempo. Como tenho 68 anos e sei que não é uma cirurgia fácil estou com muito medo da recuperação e do resultado final. Os pés são o suporte do corpo é um bocado assustador. Não sei o que fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *