Pé Cavo

É uma deformidade que se caracteriza por uma elevação do arco longitudinal interno (arco plantar). Tem como causas principais, a alteração a nível de equilíbrio muscular, alterações neurológicas e o uso de calçado inadequado. O pé cavo, tem uma área de apoio menor, fazendo com que o peso fique concentrado no calcanhar e nos metatarsos, aumentando assim, a pressão nessas regiões e, geralmente causando dores pela sobrecarga. É um tipo de pé que está normalmente relacionado com a supinação (quando…

Ler mais

Pé Plano

O pé plano, vulgarmente chamado de ‘’pé chato’’, determina-se como uma diminuição do arco longitudinal interno (arco plantar). Os bebes por norma apresentam o arco plantar nulo, assim que dão início à sua marcha, existe um aumento do tónus muscular, observando-se assim uma restruturação da sua morfologia. Contudo pode persistir até à idade adulta. Nas crianças pode ocasionar dores a nível dos joelhos (joelho valgo) e durante a marcha. Os pais devem estar atentos a estas deformidades, pois existe tratamento…

Ler mais

Ortótese Digital Personalizada

Uma das áreas de intervenção da Podologia é a ortesiologia. Conheça as situações em que ortóteses de silicone moldadas à medida podem ajudar no tratamento e prevenção de lesões. As ortóteses de silicone personalizadas (moldadas) são uma excelente opção no tratamento complementar de lesões na pele dos dedos dos pés, prevenindo situações de calosidades secas/duras, calosidades moles, úlceras/feridas, unhas encravadas e/ou Hallux Abductus Valgus (Joanete). As características do material usado permitem a fácil adaptação e conforto. São moldadas diretamente no…

Ler mais

Frieiras

As frieiras são provocadas principalmente pela exposição ao frio e surgem com maior frequência nas extremidades, nomeadamente o pé. É um sinal da dificuldade do organismo manter a temperatura corporal aquando da exposição de certas zonas ao frio. Alguns dos factores que desencadeiam frieiras nos pés são a exposição ao vento e ao frio; fumar, pois provoca vasoconstrição; má circulação e a falta de agasalho correto dos pés.

Ler mais

Doença de Sever

A doença de Sever, também conhecida como apófisite do calcâneo, trata-se de uma inflamação na apófise do calcâneo, na zona de crescimento e ossificação do osso do calcanhar, que afeta crianças e adolescentes fisicamente activos. Ocorre com maior frequência em indivíduos do género masculino, entre os 8 e os 14 anos.

Ler mais

Dedos em Garra

Os dedos em garra são uma alteração ou deformação de um ou vários dedos no que diz respeito a seu alinhamento no plano sagital do pé, produzindo uma retração das partes moles provocando um encurtamento deste. Normalmente são problemas mais graves do que ligeiras deformações, ou podem eventualmente evoluir para uma situação grave ao longo do tempo. Pela evolução natural desta patologia é importante recorrer precocemente a um especialista.

Ler mais

Fasceíte Plantar

É uma das causas mais comuns de dor no pé, corresponde à inflamação de uma banda fibrosa e firme de tecido, coberta por uma camada de gordura, designada por fáscia plantar. A fáscia plantar tem como função o suporte do arco do pé, ligando o calcanhar aos dedos, durante a nossa marcha provocamos tensão/estiramentos, que forma intensa e repetida, provocam roturas e consequentemente irritação e inflamação. À medida que vamos envelhecendo a fáscia vai perdendo a sua elasticidade e a…

Ler mais

Dicas para manter os pés quentes e confortáveis no Inverno.

(APMA – American Podiatric Medical Association).  O Inverno já chegou, com temperaturas reduzidas, humidade e chuva, por isso é importante cuidar os seus pés! Quando chegar a Primavera vai querer que eles estejam saudáveis e preparados para a ação. A maioria dos norte-americanos andam cerca de 120.000 Km até aos 50 anos de idade. Sem surpresa, o inquérito da APMA descobriu que grande parte da população revela problemas nos pés que afeta o dia-a-dia, seja a caminhar, a fazer exercício,…

Ler mais

Onicomicose – Tratamento a laser

Fungos das unhas - Onicomicose. A onicomicose é uma infecção nas unhas, e surge através dos fungos que se instalam e alimentam da queratina, a substância que compõe as unhas. Esta infecção pode surgir de diversas fontes, como o solo, animais, pessoas ou, e muito importante, alicates e tesouras contaminados, sendo portanto essencial a maior atenção na escolha do local onde trata as suas unhas. As unhas mais afectadas são as dos pés. E as razões podem ser duas: o…

Ler mais