218 244 801 . 930 506 689 geral@coreclinic.pt Av. República 43 - Lisboa
log branco

Médicos de Psiquiatria

Na psiquiatria, assim como em qualquer outra consulta médica, esta concentra-se em esclarecer dúvidas, orientar e educar sobre os problemas, diagnosticar e propor um plano de tratamento e realizar um acompanhamento durante todo esse processo.

O facto  de conversar com seu médico, expor-lhe os seus problemas e sentir-se acolhido, torna-se já um importante efeito terapêutico. A intervenção em psiquiatria, para além de se alicerçar na relação médico doente, possui outras formas terapêuticas como a prescrição de medicamentos, psicoeducação, psicoterapia e mesmo o processo de recovery e desenvolvimento de empowerment.

Tratamentos psiquiátricos

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Doença Bipolar
  • Perturbação de Hiperatividade e Déficit de Atenção no Adulto
  • Perturbações da Personalidade (Borderline…)
  • Perturbações do espectro Obsessivo
  • Perturbações Psicóticas com Esquizofrenia, Esquizoafetiva…
  • Dependências de álcool e drogas
horario novo

CONSULTAS A PREÇOS ACESSÍVEIS

Confidencialidade nas consultas

O conteúdo das consultas é estritamente confidencial. Todas as informações que os doentes partilham na psiquiatria nunca serão, de forma alguma, partilhadas com outras pessoas ou com os seus familiares sem autorização do doente.  O psiquiatra é um técnico que pretende intervir e ajudar com proximidade, mas sempre mantendo a ética e a deontologia inerentes à pratica médica.

Receios e reservas

Muitos pacientes chegam com alguma reserva e no decorrer da consulta, vão percebendo que existe uma explicação médica para os seus sintomas e, mais importante, existe tratamento. Estas situações fazem com que, cada vez mais, se perceba que a Psiquiatria é realmente uma especialidade médica.

Acompanhantes na consulta

Não existe uma regra, mas geralmente é o próprio paciente quem define se a sua consulta irá decorrer com ou sem acompanhante. Os acompanhantes serão bem vindos, especialmente se puderem contribuir com informações que auxiliem na investigação clínica.

Dicas para a consulta

Lista de dúvidas ou queixas… Pense previamente no que o preocupa. Poderá ser benéfico se trouxer as suas dúvidas e sintomas “na ponta da língua” ou mesmo anotados, é frequente as pessoas se esquecerem de referir sintomas importantes. Se porventura não souber especificamente o motivo do seu mau estar, em conjunto iremos descobrir através de uma minuciosa história clínica.

Exames: Se tiver algum exame que acredita ser útil, traga para a sua consulta de psiquiatria. Se necessário, poderemos pedir-lhe exames laboratoriais ou de imagem.

634924855983835975

Dr Pedro Teixeira

Licenciatura em Medicina – Universidade do Porto

Master, International Master in Mental Health Policy and Services – Universidade Nova

Joan & Sanford I. Weill Medical College of Cornell University

Fellow Visitor in Personality Disorder Institute with Otto F. Kernberg, MD

Saiba mais