Intolerância ou alergia alimentar
Intolerância ou alergia alimentar
O QUE AS DISTINGUE?
A intolerância alimentar depende de mecanismos que não envolvem anticorpos, e pode ser desencadeada de 2 formas:
- Determinados componentes ou aditivos dos alimentos podem actuar directamente sobre os mastócitos, levando‑os a libertar histamina.
- Certas substâncias causadoras de sintomas, chamadas “mediadores” (tiramina, serotonina, dopamina, etc.), podem já existir nos alimentos quando estes são ingeridos.
Sintomas
Os sintomas de alergia e de intolerância alimentar são, muitas vezes, idênticos e, por isso, frequentemente confundidos.
Clinicamente os sintomas comuns a ambas as situações e também mais importantes envolvem a pele, o tracto gastrointestinal (sistema digestivo) e o tracto respiratório. Adicionalmente, a intolerância alimentar causa, muitas vezes, cefaleias, dores nas articulações, fadiga e mal‑estar geral.
Alimentos que podem provocar reacções de intolerância alimentar
- Os alimentos que actuam directamente nos mastócitos e provocam libertação de histamina são: chocolate, tomates, espinafres, morangos, ovos, peixe, mariscos, abacaxis e especiarias (canela).
- Os alimentos que contêm histamina e outros mediadores causadores de sintomas são: chocolate, tomates, espinafres, morangos, mariscos, queijo, arenque, bananas, cavala, bacalhau, pimenta, nozes, vinho, couve fermentada e atum.
Além disso, muitos alimentos contêm corantes, aromatizantes, conservantes, e outros constituintes, que podem também causar sintomas de intolerância alimentar.
Os corantes são: E 102, E 107, E 110, E 122, E 123, E 124, E 128 e E 15 1.
Os aromatizantes são: cinamato (canela), anetol (alcaçuz), baunilha, eugenol (cravinho) e mentol.
Os conservantes são: E 2 10, E 219, E 200, E 203.
Os antioxidantes são: E 311, E 3 20 e E 32 1.
Os aromatizantes são: E 620, E 624, E 626, E 629, E 630 e E633.
No entanto, cada individuo é um individuo e as reacções internas do organismo são distintas. Acima estão mencionados alguns alimentos e outras substâncias que são mais susceptiveis de uma reacção de intolerância alimentar, no entanto, existe meios para avaliar, individualmente, quais os alimentos ou substâncias que o organismo de cada um provocam intolerância alimentar. Na Core Clinic, na consulta de nutrição poderá ser indicada para a realização de um teste de intolerância alimentar onde é possível detectar através de uma analise com sangue capilar mais de 50 alimentos. Não necessita de jejum prolongado, apenas de 3 horas de jejum, não ingerir cafés, chás ou diuréticos e não tenha tomado nenhum medicamento ou suplemento relacionado com a actividade sanguinea, tais como anticoagulantes.
Tratamento
O meio mais eficaz de tratar uma alergia ou uma intolerância alimentar, após analise, consiste em eliminar da dieta o alimento ou a substância responsável. Porém, isto é mais fácil de dizer do que de fazer.
Requer sempre o acompanhamento de um nutricionista de forma que consiga filtrar a informação da analise e construir um plano alimentar com as opções alimentares e comerciais possíveis para que seja possível desintoxicar o seu organismo e por consequinte os sintomas desaparecerem.
Hola 🙂 Por favor, disculpe mi mala portugués. Soy de Alemania y estudiante de ingeniería de software y programé una aplicación para personas con intolerancias alimentarias (histamina, fructosa, lactosa, gluten, sorbitol y ácido salicílico). Se puede descargar de forma gratuita.
Su sitio web puede encontrar aquí: http://all-i-can-eat.com
O directamente para Android aquí: https://play.google.com/store/apps/details?id=info.cr3ative.allicaneat
Y para iOS aquí: https://itunes.apple.com/pt/app/all-i-can-eat-food-intolerance/id963223272?mt=8
Yo sería muy feliz si vos gustó la aplicación y si podría ayudar-vos 🙂