Fibromialgia e Acupuntura
A FIBROMIALGIA é um síndrome doloroso crónico , não inflamatório , caracterizado pela presença de dor músculo esquelética difusa e múltiplos pontos dolorosos ou “bandas tensas” à palpação, associado a uma dificuldade de relaxamento muscular importante e muitas vezes de distúrbio do sono.
Foram estabelecidos “critérios de classificação” de fibromialgia :
- História de dor crónica difusa com mais de 3 meses de duração. Dor músculo esquelética crónica em cada um dos quadrantes do corpo ( por cima e por baixo da cintura , e em ambos os lados do corpo)
- Ausência de alterações radiológicas e/ou analíticas que possam explicar o quadro clínico do doente.
- Dor á pressão de pelo menos 11 de 18 pontos sensíveis (9 pares), explorados com uma pressão de 4kg/cm2.
Além da dor e esgotamento, as pessoas com fibromialgia podem apresentar alguns destes sintomas : transtornos do sono, síndrome do intestino irritável, rigidez do corpo, dor na cabeça ou na face, desconforto abdominal, bexiga irritável, parestesias, formigueiro, dor no peito e na zona das costelas e esterno, desequilíbrios e tonturas…. estes sintomas não têm porque ocorrer simultaneamente e podem flutuar no tempo.
A causa da fibromialgia é desconhecida , embora cada vez são detectadas mais evidências da existência de uma base genética que se expressa ante determinadas circunstâncias e que condiciona uma resposta anormal do Sistema Nervoso.
A dor e os outros sintomas da fibromialgia incrementam-se com o passar do tempo, sendo importante um diagnóstico precoce.
Qual é o tratamento da fibromialgia?
Não existe ainda um tratamento que cure a fibromialgia, mas existe evidência científica de que o ideal é uma abordagem multidisciplinar na assistência primária, como forma eficaz de proposta terapêutica.
O objectivo do tratamento da fibromialgia baseia-se em :
- Informação
- Suporte psicológico ( nem sempre é necessário)
- Melhoria da qualidade do sono
- Tratamento eficaz da dor com a menor medicação possível.
- Exercicio gradual.
- Diminuição da ansiedade.
- Tratamento das doenças associadas.
Sabe-se que tratamentos medicamentosos não oferecem benefícios satisfatórios , por isso a importância de se procurar métodos coadjuvantes como a acupuntura como terapêutica de esta doença específica.
O seu mecanismo de acção fundamenta-se na activação de sistemas endógenos do controlo da dor, mediante a estimulação das fibras nervosas nos músculos que enviam impulsos e activam o Sistema nervoso central para promover a analgesia.
A acupuntura vai permitir melhorar a capacidade funcional, dias de alivio, dor, cansaço, sono não reparador, rigidez , ansiedade e depressão.
Assim , concluímos que a acupuntura é um método eficaz para o tratamento coadjuvante da fibromialgia, porque favorece uma melhoria da qualidade de vida.
This Post Has 0 Comments