fbpx Skip to content
geral@coreclinic.pt Lisboa, Porto e Gaia

Fibromialgia e Acupuntura

A FIBROMIALGIA  é um síndrome doloroso crónico , não inflamatório , caracterizado pela presença de dor músculo esquelética difusa e múltiplos pontos dolorosos ou “bandas tensas” à palpação, associado a uma dificuldade de relaxamento muscular importante e muitas vezes de distúrbio do sono.

 

Foram estabelecidos  “critérios de classificação” de fibromialgia :

 

  • História de dor crónica difusa com mais de 3 meses de duração. Dor músculo esquelética crónica em cada um dos quadrantes do corpo ( por cima e por baixo da cintura , e em ambos os lados do corpo)
  • Ausência de alterações radiológicas e/ou analíticas que possam explicar o quadro clínico do doente.
  • Dor á pressão de pelo menos 11 de 18 pontos sensíveis (9 pares), explorados com uma pressão de 4kg/cm2.

 

Além da dor e esgotamento, as pessoas com fibromialgia podem apresentar alguns destes sintomas : transtornos do sono, síndrome do intestino irritável, rigidez do corpo, dor na cabeça ou na face, desconforto abdominal, bexiga irritável, parestesias, formigueiro, dor no peito e na zona das costelas e esterno, desequilíbrios e tonturas…. estes sintomas não têm porque ocorrer simultaneamente e podem flutuar no tempo.

 

A  causa da fibromialgia é desconhecida , embora cada vez são detectadas mais evidências da existência de uma base genética que se expressa ante determinadas circunstâncias e que condiciona uma resposta anormal do Sistema Nervoso.

 

A dor e os outros sintomas da fibromialgia incrementam-se com o passar do tempo, sendo importante um diagnóstico precoce.

 

Qual é o tratamento da fibromialgia?

 

Não existe ainda um tratamento que cure a fibromialgia, mas existe evidência científica de que o ideal é uma abordagem multidisciplinar na assistência primária, como forma eficaz de proposta terapêutica.

 

O objectivo do tratamento da fibromialgia baseia-se em :

 

  • Informação
  • Suporte psicológico ( nem sempre é necessário)
  • Melhoria da qualidade do sono
  • Tratamento eficaz da dor com a menor medicação possível.
  • Exercicio gradual.
  • Diminuição da ansiedade.
  • Tratamento das doenças associadas.

 

Sabe-se que tratamentos medicamentosos não oferecem benefícios satisfatórios , por isso a importância de se procurar métodos coadjuvantes como a acupuntura como terapêutica de esta doença específica.

 

O seu mecanismo de acção fundamenta-se na activação de sistemas endógenos do controlo da dor, mediante a estimulação das fibras nervosas nos músculos que enviam impulsos e activam o Sistema nervoso central para promover a analgesia.

 

A acupuntura vai permitir melhorar a capacidade funcional, dias de alivio, dor, cansaço, sono não reparador, rigidez , ansiedade e depressão.

 

Assim , concluímos que a acupuntura é um método eficaz para o tratamento coadjuvante da fibromialgia, porque favorece uma melhoria da qualidade de vida.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back To Top