Feridas ou Úlceras nos Pés
O que é uma úlcera no pé? Úlceras nos pés são feridas abertas ou lesões que não cicatrizam ou permanecem por um longo período de tempo; resultam do colapso da pele e dos tecidos dos pés e tornozelos.
As causas e fatores de risco são:
- Idade;
- Diabetes (alterações endócrinas);
- Doença cardíaca;
- Doença renal;
- Alterações vasculares;
- Alterações biomecânicas;
- Obesidade;
- Alcoolismo (pode causar problemas graves circulatórios e baixa de proteínas);
- Tabagismo (produz vasoconstrição)
Existem diferentes tipos de úlceras:
- As úlceras vasculares aparecem como causa secundária de uma patologia de origem vascular que produz uma diminuição da quantidade de sangue que chega até aos tecidos (doença arterial), ou por uma hiperpressão venosa (insuficiência venosa).
- As úlceras neuropáticas normalmente estão associadas a pessoas com problemas metabólicos. Pode ocorrer em pacientes com diabetes, lesão da medula espinal, ou outras condições que resultam na perda da sensibilidade das pernas e dos pés. Aparece em pontos de pressão e têm pouca ou nula tendência para a cura.
- As úlceras de pressão desenvolvem-se nas superfícies de sustentação do corpo, sobre as proeminências ósseas, em consequência da compressão externa da pele.
Se não tratada, uma úlcera pode aumentar de tamanho e profundidade, tornar-se infetada, e em último caso, levar mesmo a uma amputação.
Tratamento Preventivo:
- Consciencialização do paciente;
- Controle de processos metabólicos e de vasculopatias;
- Higiene do pé;
- Uso de palmilhas personalizadas;
Curativo:
- Uso de pomadas enzimáticas;
- Uso de antibióticos orais/locais;
- Uso de anti-ulcerantes;
- Apósitos de Hidrogel;
- Pensos hidrocolóides;
- Cicatrizantes;
O papel do Podologista é importante, na prevenção, na informação e no tratamento deste tipo de patologia. Temos como objetivo ajudar uma equipe multidisciplinar a alcançar resultados positivos.
Caso tenha dúvidas contacte-nos!
Podologista Silvia Gonçalves
Cédula Profissional ACSS – 384
.
This Post Has 0 Comments