Os excessos alimentares
Os excessos alimentares
Consumimos mais calorias do que aquelas que gastamos. Apesar de, na maioria das vezes, termos essa consciência, nem sempre conseguimos colocar o travão no prazer de um prato. E é com a ingestão de alimentos em quantidades superiores às nossas reais necessidades, um dia após o outro, que se cometem os excessos.
Se por norma desenvolver uma dieta alimentar equilibrada, não é por ter uma refeição mais copiosa num dia que irá ver um aumento de peso na balança ou o decréscimo na sua saúde. Há que compensar nos dias seguintes e ter uma atenção redobrada quanto ao que se ingere, o que não significa passar dias sem comer, ou apenas a ingerir líquidos.
Esta é uma quadra especial, a quadra da mesa cheia de doces e verdadeiras delícias gastronómicas. Entramos quase num despique entre familiares quem sabe cozinhar melhor e o quê. Mas neste Natal, eu vou-lhe dar ferramentas para contornar a grande questão – Aumento de peso.
A não esquecer:
- Faça gelatina: A gelatina além de ser colorida e animar a mesa, também é uma fonte de água e proteína importante para a nossa pele e articulações. Na existência de gelatina (coloque mais que um recipiente de gelatina na mesa) irá certamente controlar a ingestão de doces/fritos. A gelatina é fresca e não vai apetecer comer algo seco e gorduroso.
- Para os alimentos natalícios fritos, coloque um único prato na mesa e com pouca quantidade, por exemplo com 5 sonhos. O facto de os pratos estarem cheios aumenta a tendência de comer mais quantidade, podendo aqui controlar o consumo dos mesmos. Controla os custos na carteira e na saúde.
- Coloque frutos secos na mesa. Do mal ao menos, será preferível comer um pouco mais de nozes do que é costume do que ingerir alimentos ricos em gordura.
- O tronco do Natal. Qual é a mesa de natal que não tem o tronco. Um bolo de chocolate em forma de tronco. Experimente fazer o seu próprio tronco de natal, mas no lugar da farinha normal e o excesso de chocolate faça com farinha de alfarroba. Para os mais distraídos não irão sentir diferença, e, provavelmente até lhe dirão que está extraordinário.
- O álcool também é um excesso sentido nesta quadra que, por vezes acaba com acidentes que marcam uma vida inteira. Assim, se conduzir não beba, mas se beber siga esta regra, por cada copo de vinho beba dois de água. Assim, além de diminuir a ingestão do vinho também irá prevenir desidratação no seu corpo. Algo que é normalmente sentido no dia seguinte a festividades, com dores de cabeça, a chamada ressaca.
- No final da noite, divida entre os seus convidados as sobras. Assim, não irá prejudicar durante mais dias a sua dieta.
Nos dias seguintes, consuma alimentos ricos em fibra, verdes e fruta. Faça refeições leves e simples. Dê uma pausa ao seu fígado, deixe-o respirar. Faça umas caminhadas para eliminar alguma energia que possa ter ficado retida nesta quadra e volte ao seu regime habitual.
Tenha um Natal feliz.
This Post Has 0 Comments