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Dores Nos Pés

Dores nos Pés

A dor ou desconforto nos pés pode ser sentido em qualquer zona, desde o calcanhar ao arco plantar, desde o dorso à planta ou até mesmo aos dedos dos pés.

A dor nos pés pode ser devido a:

  • Envelhecimento
  • Estar em estática por um longo período
  • Excesso de peso
  • Deformidade do pé à nascença ou que se desenvolveu mais tarde
  • Lesão
  • Calçado inapropriado ou sem amortecimento
  • Longas caminhadas ou outras atividades desportivas
  • Traumatismo

São diversas as patologias que podem estar na origem da dor, tais como:

  • Artrite e gota
  • Fraturas ósseas
  • Dedos em Garra
  • Hallux Abductus Valgus (Joanete)
  • Hiperqueratoses ou Helomas (Calosidades ou calos)
  • Verrugas plantares
  • Pé plano (abatimento do arco, também chamado de pé chato, pé raso)
  • Neuroma de Morton
  • Alteração neurológica (devido à diabetes)
  • Fasceíte Plantar
  • Entorses
  • Fratura de stress
  • Esporão do calcâneo ou tendinite de Aquiliana

Para prevenir dores nos pés é importante ter os seguintes cuidados:

  1. Usar calçado confortável e bem ajustado, com um bom apoio do arco e amortecimento. A falta de amortecimento aumenta o impacto e a carga dos nossos ossos e articulações, provocando processos inflamatórios e dor.
  2. Usar calçado com espaço ao redor dos dedos e pés. Nesse sentido deverá evitar saltos altos e estreitos.
  3. Se for caminhar, usar calçado apropriado.
  4. Se for correr, substitua o calçado com frequência.
  5. Use palmilhas personalizadas, caso lhe tenha sido indicado. Principalmente quando for caminhar e/ ou correr, se for também para esse efeito.
  6. Faça alongamentos sempre que se exercitar.
  7. Alongue o tendão de Aquiles. A tensão deste tendão, pode causar uma alteração na função do pé.
  8. Aumente a quantidade de exercícios lentamente ao longo do tempo para evitar a tensão excessiva dos pés.
  9. Perca peso, se necessário.
  10. Aprenda exercícios para fortalecer os pés e evitar dores. Pode ajudar no pé plano e outros possíveis problemas nos pés.

Para aliviar a dor deve:

  • Aplicar gelo para reduzir a dor e o edema (inchaço).
  • Manter o pé elevado.
  • Reduzir a atividade física até se sentir melhor.
  • Usar calçado que se ajuste bem ao pé, evitando assim a fricção e a irritação.

Se, ainda assim, sentir dor súbita e forte no pé, dor pós-lesão (em caso de hematoma ou hemorragia e não consiga colocar o pé no chão), apresentar a zona vermelha ou inflamada nas articulações, ulcera ou ferida no pé, febre, se tiver dor no pé e é diabético ou tem uma doença que afete a circulação sanguínea e o seu pé não apresentar melhoras após tratamentos em casa, no período de 1 a 2 semanas, deve consultar um profissional de saúde, para uma avaliação pormenorizada e possivelmente realização de exames complementares de forma a ser realizado o tratamento mais adequado.

Podologista Vânia Fonseca

Cédula Profissional ACSS – 211

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