218 244 801 . 930 506 689 geral@coreclinic.pt Av. República 43 - Lisboa
Pes Quentes

Dicas para manter os pés quentes e confortáveis no Inverno.

(APMA – American Podiatric Medical Association). 

O Inverno já chegou, com temperaturas reduzidas, humidade e chuva, por isso é importante cuidar os seus pés! Quando chegar a Primavera vai querer que eles estejam saudáveis e preparados para a ação.

A maioria dos norte-americanos andam cerca de 120.000 Km até aos 50 anos de idade. Sem surpresa, o inquérito da APMA descobriu que grande parte da população revela problemas nos pés que afeta o dia-a-dia, seja a caminhar, a fazer exercício, ou simplesmente a manter-se de pé durante longos períodos de tempo.

Cada estação do ano revela desafios únicos para a saúde dos nossos pés. As pesquisas da APMA revelam que a saúde dos pés é intrínseca à saúde geral, pelo que proteger os pés é vital para o nosso bem-estar geral.

Conselhos

De seguida apresentamos conselhos para manter os pés saudáveis durante o Inverno:

  1. A prática de desportos de Inverno é cada vez mais comum em Portugal. Use calçado apropriado e previamente testado, certifique-se que encaixa corretamente e é capaz de mexer os dedos dos pés (as botas devem imobilizar o calcanhar e superfície plantar). Pode usar ortóteses para ajudar a controlar o movimento do pé dentro de botas de esqui ou patins de gelo.
  2. Se é praticante assíduo de corrida (ou Running), o frio não é um entrave! A maioria das lojas de desporto têm artigos específicos para a corrida, como calçado e meias que permitem manter a temperatura dos pés, conforto e agilidade. Tenha atenção à humidade, alguns artigos garantem um ambiente quente e seco.
  3. O uso de botas é frequente durante o Inverno, especialmente quando chove. O material impermeável e as meias quentes aumentam a sudação nos pés, e a respetiva humidade é propensa a fungos e infeções. Para manter os pés limpos e secos, use um pó ou spray anti-transpirante. Aumente o cuidado com os pés, principalmente no banho, enxaguando e limpando muito bem os seus pés, não esquecendo os espaços entre os dedos.
  4. Adquira calçado adequado, principalmente para as crianças. A tentação de comprar um número superior, permitindo o uso mais prolongado, pode provocar lesões no tornozelo ou nos pés, além de um défice de equilíbrio pela falta de adaptação ao pé. Da mesma forma, se as meias são muito pequenas, elas podem pressionar os dedos ou causar bolhas dolorosas e calosidades.

Por último, utilize calçado apropriado de Inverno! Guarde os chinelos, sapatilhas ou sapatos de Verão, pois a exposição a baixas temperaturas aumenta o risco de queimaduras e ferimentos.

Consulte um Podologista para esclarecimentos adicionais, ligue já…

Dr.ª Joana Rodrigues

marcar agora consulta

Se tiver alguma questão, poderá enviar-nos através do formulário de contacto, ou se preferir, publique um comentário abaixo. Responderemos às suas questões o mais brevemente que nos for possível, via e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *