fbpx Skip to content
geral@coreclinic.pt Lisboa, Porto e Gaia
calos e calosidades

Calos e Calosidades

Trata-se de alterações da espessura da pele, mais especificamente da queratinização da mesma. Surge em zonas de maior pressão e fricção, quando a pele se tenta proteger destas agressões.

As calosidades (hiperqueratoses) normalmente são mais difusas e surgem com mais frequência nos calcanhares e na zona plantar mais próxima dos dedos. Normalmente não são dolorosas.

Os calos (helomas) normalmente são alterações mais pequenas, com um núcleo e dolorosos. Surgem com mais frequência na ponta ou nos laterais dos dedos, mas também na planta dos pés.

O uso de calçado apertado e calçado de salto alto são possíveis causas de calos/ calosidades, mas também calçado demasiado largo, aqui produz-se muita fricção entre o pé e o sapato que também origina o desenvolvimento da função de proteção da pele.

As deformações ósseas dos pés podem potenciar o aparecimento de calos/calosidades, como os Joanetes, dedos em garra, pé cavo, entre outras, porque tornam mais salientes certas articulações que entram facilmente em conflito com o calçado.

Diabéticos ou pacientes com outras patologias onde o fluxo sanguíneo nos pés está diminuído devem ter especial atenção e cuidado.

O uso de calçado confortável e bem adaptado aos pés é fundamental para evitar o engrossamento da pele, assim como o uso de meias confortáveis.

A hidratação da pele dos pés é importante, à exceção dos espaços entre os dedos. Nas zonas mais engrossadas da pele dos pés, poderá ser recomendado o uso de um creme ou manipulado especifico para estas lesões.

Deve consultar um Podologista para tratar estas queratopatia e fazer uma avaliação biomecânica, para tentar eliminar a causa da lesão dérmica.

Em algumas situações o uso de palmilhas personalizadas e/ou ortóteses digitais está aconselhado, no sentido de aumentar a superfície de apoio plantar, redistribuir as pressões e descarregar pontos de hiperpressão.

Caso a lesão seja bastante persistente e dolorosa, poderá ser aconselhado a correção cirúrgica da deformação óssea associada.

Podologista Joana Rodrigues

Cédula Profissional ACSS – 35

.

PROCURE-NOS CASO TENHA DÚVIDAS!

marcar consulta onicomicose

Comentários

Se tiver alguma questão, poderá enviar-nos através do Formulário de Contacto, ou se preferir, publique um comentário abaixo. Não divulgamos as respostas nos comentários. Responderemos às suas questões, via e-mail, o mais brevemente que nos for possível.

This Post Has 11 Comments

  1. Bom dia, gostava de ser informado acerca do precário pois procuro um especialista para tratar das minhas calosidades e também para diagnosticarem o que se passa com as unhas do dedo grande dos pés da minha menina com 4 anos que já nasceu com essas unhas género de micose
    E em que dias são as consultas
    Meu contato é 919418256

  2. Boa noite
    Gostaria de remover calosidades.neste sentido, pretendo saber qual a disponibilidade horária bem como o preço.
    Obrigada

  3. A minha filha tem dificuldades em andar porque lhe doi ao colocar o pé no chão devido à intrusão de um “pico”. Como ela não retirou o pico, com o passar do tempo ganhou uma crosta no calcanhar. Já foi ao hospital e fizeram-lhe um raio x ao pé e não detetaram nada. Disseram-lhe ainda para não se preocupar pois com o tempo iria passar. Acontece que ainda não passou e o problema não foi resolvido. O que fazer?

  4. Gostaria de saber valores para tratamento de calos nos pés e fungos nas unhas para a minha mãe que tem 85 anos, sem doenças de diabetes.

    Obrigada
    Maria Diniz
    917634094

  5. Boa noite, gostava de saber qual o valor para o tratamento tanto para os calos, como para os fungos nas unhas.
    Atentamente
    Sandra Atabey

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Back To Top