Alterações do Pé da Grávida
A gravidez provoca muitas alterações no organismo da mulher, que maioritariamente desaparecem após o parto. As alterações nos pés também são bem evidentes, mas podem não regredir como acontece com a maior parte das outras alterações.
A pronação é uma das grandes modificações que ocorrem no pé da grávida. Ao longo da gravidez os arcos (longitudinal interno e externo) vão-se tornando menos rígidos e diminuindo a sua altura, o que faz com que o pé fique mais comprido e mais largo.
Esta consequência pode levar a um aumento do tamanho do calçado.
Outra alteração bem comum é o edema, não só do pé como também do tornozelo. Ocorre devido a alterações hormonais numa fase inicial, e com o desenvolver da gravidez será devido à compressão exercida pelo útero sobre as veias da zona pélvica. O edema pode levar a várias consequências, nomeadamente à dor e ao desconforto, muitas vezes leva a uma onicocriptose (unha encravada) com maior facilidade, a um microtraumatismo sucessivo da lâmina ungueal que poderá desencadear uma infeção, entre outros.
É aconselhado usar calçado adaptado à nova forma do pé!
As alterações na marcha são outra transformação visível devido a alteração do centro de gravidade, pelo que se deve mais uma vez dar atenção ao calçado, pois no caso de não se adequar pode levar a quedas.
Aconselha-se como principais cuidados podológicos durante a gravidez:
1 – Calçado adequado ao tamanho atual do pé
2 – Evitar o uso de saltos altos
3 – Corte reto das unhas
4 – Cuidados indiretos:
a) Evitar ganho exagerado de peso
b) Diminuir a ingestão de sal
c) Beber bastante água
Podologista Filipa Machado
Cédula Profissional ACSS-026
This Post Has 0 Comments